Após passar por uma reforma que durou nove meses, o Museu do Palácio dos Leões, localizado na Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís, foi reaberto para visitação pública. O espaço passou por readequação dos espaços físicos, serviços de manutenção, recuperação do acervo e foi totalmente adaptado para garantir a visitação de pessoas com deficiência.
A reforma foi coordenada pela primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão e, entre as adaptações em acessibilidade, o museu conta agora com serviços de audiodescrição das obras, sinalização em braille e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Um dos bens arquitetônicos e culturais mais importantes da história do Maranhão, o Museu do Palácio dos Leões apresenta aos visitantes, obras que datam dos séculos XV ao XX. Entre as peças em exposição durante a visita guiada, estão mobiliários, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras, que recontam a história maranhense.
Com a reinauguração do museu também foi reinaugurada a Galeria dos Governadores do Maranhão, como detalha a curadora do Museu dos Palácio dos Leões, Anna Carolina Vieira.
“Desde a nossa reabertura estamos tendo um movimento muito intenso, tanto de turistas quanto de maranhenses. Estava todo mundo com muita saudade de visitar o Museu do Palácio. Durante esse tempo em que a gente ficou fechado, fizemos algumas modificações, como por exemplo, a nossa galeria de governadores que recebeu um novo layout e foi reinaugurada”, conta.
O acervo abriga, ainda, a pinacoteca do escritor e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo, composta por obras de diversos artistas nacionais e internacionais, como Victor Meirelles, Antônio Parreiras, Augusto Off, Louis Lartigau, entre outros.
Museu e a história do Maranhão
A preciosidade do acervo chamou atenção do tecnólogo André Luís Santos. Turista da Bahia, André está no Maranhão para conhecer os Lençóis Maranhenses, mas aproveitou para visitar casas de cultura em São Luís antes de retornar a Salvador. “Eu tinha vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses, é um sonho, mas não poderia deixar de conhecer a capital. A ideia foi ir aos Lençóis e depois voltar para conhecer São Luís, principalmente a parte histórica, que é uma parte muito divulgada no mundo todo”, disse.
A turista paranaense Daniele Fontoura também ficou encantada com as relíquias que compõem o acervo do Museu do Palácio dos Leões. “Eu achei muito bonito e é bom porque você olha a história do Maranhão, a pessoa te guia mostrando a história do palácio do governo”.
Sede do Poder Executivo Estadual e residência do governador do Estado do Maranhão, o Palácio dos Leões propõe em seu museu acesso gratuito ao público de um acervo artístico-cultural de raro valor histórico. O Museu do Palácio dos Leões funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Para grupos de visitação formados por mais de 10 participantes é necessário agendamento prévio pelos telefones (98) 3232-9789 / (98) 2108-9108.
Também é possível acessar o Acervo Digital do Museu do Palácio dos Leões, por meio do endereço eletrônico acervo.palaciodosleoes.ma.gov.